Olhos inchados: 8 dicas para aliviar o incômodo

Olhos inchados

por

Os olhos inchados podem ser causados por conjuntivite, terçol, picadas, alergias, velhice, bebidas alcoólicas e até menstruação!

Acordar com os olhos inchados é um grande incômodo. Pior ainda quando vem acompanhado por vermelhidão, olheiras, bolsas abaixo dos olhos e/ou irritação.

Muitas coisas podem contribuir para esse quadro de olhos inchados, mas a causa implícita tem a ver com o acúmulo de líquidos. Ele acumula ao redor dos olhos e da pele que o contorna – uma das mais finas do seu corpo – deixando qualquer inchaço difícil de esconder.

Em geral, as causas da retenção de líquidos são relativamente inofensivas e não estão relacionadas a um problema muito sério. Já em outros casos, é um sinal de que algo precisa ser tratado por um médico.

OLHOS INCHADOS: 8 DICAS PARA ALIVIAR O INCÔMODO

1. PODEM SER CAUSADOS POR ALERGIAS

Por exemplo, a pele ao redor dos olhos é muito fina e sensível. Dessa forma, quando ela entra em contato com alérgenos flutuando no ar (como pólen, pelos de animais ou ácaros) o resultado são olhos inchados.

Também há alérgenos que atingem os olhos pelo nariz quando as cavidades sinusais por trás dos olhos ficam inflamadas.

Se as alergias são a razão de seus olhos estarem inchados, eles provavelmente irão apresentar coceira e lacrimejamento. Você também pode notar secura e descamação da pele, principalmente nas pálpebras.

Para reduzir o inchaço induzido pela alergia, tente colírios ou enxague com solução salina para lavar os alérgenos dos olhos. Para a pele irritada, as pomadas lubrificantes não apenas atuam como uma barreira entre a pele e os alérgenos, mas também podem acalmar e aliviar a vermelhidão.

Um spray nasal pode ajudar a aliviar a pressão sinusal e, consequentemente, o inchaço dos olhos. Ao conversar com seu médico, ele poderá orientar sobre qual medida é a mais adequada para você.

Olhos inchados por causa da conjuntivite.

2. VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DE CONJUNTIVITE 

Se você tem conjuntivite, acho que saberia disso. Afinal, essa condição ocular contagiosa geralmente faz com que as membranas mucosas que revestem seus olhos fiquem avermelhadas/rosadas e inchem, liberando secreções. Às vezes, o difícil é ter certeza se a conjuntivite foi causada por um vírus e não por uma infecção bacteriana.

De origem viral, a conjuntivite pode ser relativamente leve e geralmente é acompanhada por uma secreção aquosa e clara. Você pode ter sintomas de resfriado. Ou seja, ela pode estar associada a uma infecção respiratória superior. Muitas vezes, começa em um olho e se espalha para o outro.

No entanto, quando tem origem bacteriana, a conjuntivite é caracterizada por uma secreção verde-amarelada – às vezes, em grande quantidade.

Há ainda uma terceira forma de conjuntivite que também pode causar inchaço nos olhos: a conjuntivite relacionada à alergia. Essa versão tende a afetar os dois olhos ao mesmo tempo e geralmente causa secreção aquosa e coceira nos cantos dos olhos. Se você também tiver com o nariz escorrendo e espirrando, provavelmente está relacionado à alergia.

A conjuntivite não vem com muitos sinais de alerta, mas percebendo os sintomas é importante cuidar. Se parecer bacteriana, consulte um médico para obter uma receita de colírios antibacterianos para acelerar a cura. Se for viral, ela deve desaparecer por conta própria dentro de 5 a 10 dias.

Quando relacionada à alergia, pode ser tratada com anti-histamínicos e evitando o contato com os alérgenos. E mais importante se notar alterações na visão ou se a cor rosada e o inchaço não desaparecerem, consulte seu médico imediatamente

3. VOCÊ PASSA TEMPO DEMAIS COM LENTES DE CONTATO 

Da mesma forma, usar lentes de contato por muito tempo poderá deixar seus olhos inchados. Uma lente de contato é uma barreira para o olho que impede que o oxigênio chegue até ele – o que pode fazer com que as córneas inchem.

Então, se você dorme com suas lentes, está colocando mais estresse nas córneas e tornando o inchaço ainda maior.

O melhor conselho é garantir que você as retire antes de cair na cama. Isso, para não esquecer ou ficar com preguiça, cochilar nelas e acordar parecendo um peixe-boi.

4. OLHOS INCHADOS PORQUE VOCÊ ESTEVE CHORANDO 

A princípio, as lágrimas que escorrem pelo rosto após uma sessão de soluço emocional contêm mais água do que outras lágrimas, como as que fluem quando seus olhos estão tentando limpar uma poeira ou detritos.

Portanto, quando as lágrimas aquosas atingem tecidos oculares com alto teor de sal, os tecidos incham. Também não ajuda muito esfregar os olhos para secá-los – isso só irá piorar o inchaço.

Para aliviar, aplique uma compressa fria nos olhos por alguns minutos.

5. VOCÊ CONSOME MUITO SÓDIO 

Você sabia que o sódio faz com que seu corpo se agarre a líquidos e isso inclui os tecidos ao redor dos olhos? Sendo assim, como o sódio é o principal mineral do sal, alimentos salgados (como batata frita e frios) são os principais culpados pelo inchaço dos olhos.

Assim, vale lembrar que o sódio também está escondido em toneladas de produtos (como pão, sopa e refeições congeladas) e em alimentos com glutamato monossódico – um intensificador de sabor.

Para se livrar do inchaço, reduza a ingestão de sódio. Apesar de variar de pessoa para pessoa, pesquisadores sugerem que a maioria dos adultos consuma menos de 2.300 mg de sódio por dia.

6. BEBER MUITO ÁLCOOL TAMBÉM DEIXA OS OLHOS INCHADOS

A ingestão excessiva de álcool causa todos os tipos de problemas corporais, incluindo inchaço por toda parte. Afinal, ele pode diminuir um hormônio antidiurético em seu organismo.

Sendo assim, beber demais contribui para os olhos inchados. O álcool também prejudica a qualidade do sono – o que, por sua vez, pode causar retenção de líquidos.

Para evitar esses efeitos, tente não tomar mais do que uma bebida por noite se você for mulher e duas se for homem. Se ainda notar inchaço, considere desistir da bebida ou limitá-la a ocasiões especiais.

7. ADOÇANTES ARTIFICIAIS FAZEM PARTE DA SUA DIETA 

Assim como o açúcar comum, adoçantes artificiais (como sacarina e aspartame) promovem inflamação em todo o corpo, inclusive na área dos olhos.

Sendo assim, a inflamação ocorre quando seu sistema imunológico inunda o corpo com glóbulos brancos, um mecanismo de defesa para combater organismos estranhos – como bactérias ou vírus.

Dessa maneira, quando seu sistema imunológico faz isso com frequência, ele pode ter um efeito de transbordamento que leva a dores nas articulações, fadiga e danos aos vasos sanguíneos.

Adoçantes artificiais também têm sido associados ao inchaço do corpo, que também afeta os olhos. A recomendação é ir devagar com refrigerantes diet e outros produtos que contêm substitutos artificiais do açúcar ou desistir completamente deles.

Outra forma de tentar aliviar o inchaço causado ​​por esses açúcares artificiais é consumir mais alimentos que agem no combate a inflamação – como frutas, tomate e gengibre

8. A IDADE ESTÁ AVAÇANDO  

Você come bem, evita o álcool e sempre dorme de 7-8 horas por noite. No entanto, às vezes, a área embaixo dos seus olhos se assemelha a um minúsculo travesseiro.

Qual o motivo? Algumas pessoas são simplesmente geneticamente propensas ao inchaço dos olhos. E isso tende a aparecer apenas aos 30 ou 40 anos – embora o quadro possa ocorrer ainda na juventude.

Eis o que acontece: à medida que você envelhece, os depósitos de gordura que normalmente sustentam os olhos começam a ceder, o que causa um efeito inchado.

Os tecidos e músculos ao redor dos olhos também enfraquecem, o que aumenta a aparência inchada. Isso não costuma ser uma preocupação médica, mas você pode tentar reduzir a aparência ou retardar o processo ao evitar o tabagismo e utilizar cremes para os olhos.

Mulher se olhando no espelho e analisando os olhos inchados para ilustração que a menstruação também pode causar olhos inchados.

EXTRA | MENSTRUÇÃO ESTÁ CHEGANDO 

Antes de mais nada, você mulher, sabe quando se sente inchada durante a semana da TPM antes do período menstrual e até mesmo nos primeiros dias de fluxo intenso? À primeira vista o mesmo pode ser percebido em seus olhos por conta das flutuações hormonais nesse momento.

Do mesmo modo, é importante ressaltar que, mudanças no estrogênio e na progesterona causam retenção de líquidos por todo o corpo, incluindo os olhos.

A boa notícia é que quando a menstruação chegar ao fim, o inchaço deve diminuir. Até que isso ocorra, você pode reduzir o inchaço dos olhos segurando uma compressa fria por alguns minutos.

Fontes: 

Biblioteca Virtual da Saúde | Ministério da Saúde – http://bvsms.saude.gov.br

Portal Dráuzio Varella – https://drauziovarella.uol.com.br

Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)– http://www.sboportal.org.br/

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) – http://www.cbo.net.br

National Eye Institute (NEI) – https://nei.nih.gov/

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) – asbai.org.br




Compartilhe:

SAC - Posso ajudar?
Pular para o conteúdo