Urticária em bebês: saiba como identificar no seu filho

urticária em bebês

por

A urticária em bebês e crianças pequenas pode ser desencadeada por algum tipo de alergia mas, além disso, o que mais você precisa saber?

Antes de mais nada, não há nada divertido em uma criança com urticária. Do dia para noite, seu filho apareceu com bolinhas vermelhas no corpo, que coçam, sem parar?

Assim como as picadas de inseto, essas pequenas saliências logo desaparecem com a mesma velocidade que surgem – no máximo em 24 horas. Ou seja, uma espécie de enigma a ser desvendado.

Por outro lado, diferente de outras doenças relacionadas à erupção cutânea – que podem ser acompanhadas por febre, tosse ou coriza –, as urticárias atingem apenas a pele.

Sua aparência pode variar, dependendo da criança e da causa do problema. As urticárias podem apresentar um tom vermelho pálido ou vermelho mais escuro e parecerem como uma série de pequenas saliências – os famosos “vergões”.

Inclusive, às vezes, esses vergões se fundem em placas maiores – crescendo até ao tamanho de um prato.

Se as urticárias ficam em uma área do corpo, geralmente isso significa que existe um gatilho específico. Provavelmente, é uma reação a algo que a criança entrou em contato.

Já, quando você escuta o termo “generalizada”, os médicos estão se referindo às urticárias que se espalharam por todo o corpo. Nesse caso, elas provavelmente são causadas por uma reação a algo que foi inalado ou ingerido.

urticária em bebês

CAUSAS COMUNS DE URTICÁRIA 

As alergias são as principais responsáveis pelas urticárias em crianças pequenas. Um exame físico, acompanhado pelo histórico dela, pode ajudar a confirmar.

Possíveis alergias a serem observadas incluem pólen e pelos de animais. Aliás, uma criança pode tomar um grande “suspiro de ar”, inalar um deles e acabar com urticária. A resposta alérgica também pode ser uma reação a certos alimentos, medicamentos ou picadas de insetos (como abelhas, formigas e pulgas).

Ou pode ser o resultado de uma alergia ao contato com roupas novas, um novo sabão ou detergente. Até mesmo uma nova peça de joia com um certo tipo de metal pode ser o gatilho. Plantas venenosas também entram no ranking como possíveis vilãs. A hera venenosa, por exemplo, reage no corpo como uma forma de urticária.

TRATAMENTO DE URTICÁRIA 

As urticárias podem ser gerenciadas com compressas frias. Isso acontece porque o principal curso de ação é tentar aliviar a coceira – e o desejo do seu filho de coçar.

Procure um médico para que ele receite medicamentos para o alívio.

Mas, atenção: as urticárias podem levar ao angioedema, um inchaço indolor sob a pele. Isso pode se tornar sério e afetar a capacidade da criança de respirar.

Se a garganta ou a língua dela inchar, se estiver chiando ou apresentando dificuldade para respirar, bem como sentindo apertar o peito, leve-a imediatamente ao Pronto Atendimento.

urticárias em bebês

COMO IMPEDIR  

Infelizmente, você não pode impedir as urticárias se não souber o que as está causando. E quanto mais duram os sintomas, mais difícil será para identificar o culpado.

Você pode tentar identificar o gatilho das urticárias que geralmente desaparecem em 24 horas porque a exposição era obviamente muito recente. Logo, relembre quais coisas novas seu filho teve contato.

Agora, se forem agudas (com duração de até seis semanas) ou crônicas (com duração superior a seis semanas, o que é extremamente raro em crianças pequenas), determinar o gatilho pode ser mais desafiador.

em conclusão, a boa notícia é que as crianças superam algumas alergias. Por volta dos dois anos de idade, seu filho provavelmente terá tolerância a algo que desencadeou alergia nele.

Fontes:

Portal Dráuzio Varella – https://drauziovarella.uol.com.br

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – https://www.sbd.org.br/

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) – http://www.asbai.org.br

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – https://www.sbp.com.br

Portal Ministério da Saúde – http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/




Compartilhe:

SAC - Posso ajudar?
Pular para o conteúdo