Política de Sustentabilidade

Futuro Sustentável GEOLAB é a iniciativa que consolida as ações sociais e as estratégias para preservar a saúde do planeta. Para a empresa, a saúde é inspiração e a qualidade de vida um objetivo.

Logística reversa de medicamentos

A responsabilidade socioambiental é um dos valores da nossa empresa. Pensamos sempre em maneiras mais eficientes de utilizar os recursos disponíveis para realizar nossas atividades diárias e queremos a sua ajuda nessa causa. Fazemos parte de um só planeta e cada um precisa fazer sua parte e entender que podemos reutilizar, recriar, consertar e se esforçar para ter hábitos mais sustentáveis para preservar nosso futuro.

A Geolab se preocupa com os impactos ambientais dos medicamentos vencidos e fora de uso após o descarte dos consumidores e por isso convida todos os seus clientes a serem protagonistas na construção de um futuro sustentável através da prática da Logística Reversa de Medicamento.

Confira no link os pontos cadastrados para descarte de medicamentos vencidos ou fora de uso: www.logmed.org.br Descartando os medicamentos nos pontos de coleta cadastrados garantimos a destinação final adequada dos resíduos de medicamentos domiciliares vencidos e ou impróprios para consumo, evitando que sejam descartados no lixo doméstico e causem danos ao meio ambiente.

Programa de resíduos sólidos

A geração de resíduos é um dos principais impactos ambientais do negócio e a Geolab, comprometida com as futuras gerações, eliminou o envio de resíduos industriais para aterros sanitários.

O Programa Aterro Zero foi implantado com o conceito de economia circular e visa minimizar a geração, bem como transformar os resíduos em matéria-prima para novos processos.

Há uma preocupação constante em reutilizar o máximo possível e recuperar os materiais potencialmente recicláveis aplicando em cada etapa do processo o conceito da metodologia da Pirâmide dos 5R’s onde em ordem de priorização se aplica os processos de: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e recuperar.

O programa conta com o envolvimento de toda a cadeia produtiva, visto que o sucesso do Aterro Zero está diretamente ligado ao processo de separação das diversas tipologias de resíduos.

Programa de neutralização de carbono

O plantio de mudas nativas do Bioma Cerrado, além de contribuir com a preservação do Cerrado, permite que sejam neutralizadas a emissão de gases do efeito estufa gerados pelos processos produtivos da empresa através do plantio de mudas de árvores nativas. Atualmente já foram plantadas mais de 32 mil mudas nativas o que representa a neutralização de mais de 509Kg de CO2, assim buscamos contribuir com melhoria das condições climáticas.

Programa de tratamento de efluente

Preservar os recursos naturais para a atual e futura geração é compromisso da Geolab, por isso a preocupação em causar impacto positivo é permanente em seus processos. Dessa forma os resíduos líquidos gerados são tratados em sua própria Estação de Tratamento de Efluentes – ETE, a qual é operada e monitorada pela operação interna da empresa. A Estação recebe resíduos líquidos de efluentes doméstico e industrial.

A ETE é provida de estrutura física adequada à demanda, o processo inicia pela inertização e na sequencia por processos físico-químicos para descontaminação destas águas residuais e tratamento biológico por lodo ativado.

Garantindo uma qualidade final que possibilita o reuso desse recurso em sua totalidade para demandas de lavagens externas e irrigação.

Programa de educação ambiental

Garantindo uma qualidade final que possibilita o reuso desse recurso em sua totalidade para demandas de lavagens

Ferramenta indispensável para a construção de novos valores e atitudes, a Educação Ambiental é vista como ordem primeira na Geolab. De forma contínua são disseminadas informações ambientais por meio de publicações internas e campanhas.

Esse programa permite a difusão do conhecimento com colaboradores, com a sociedade como um todo e principalmente com alunos de escolas da região que tem participado do programa através de visitas e aprendem a importância de preserva o meio ambiente. Mais do que ser uma das maiores fábricas de medicamentos do país, a Geolab é referência no investimento de pesquisas. Através do seu programa de bolsa de estudo para mestrado apoia colaboradores no desenvolvimento de projetos científicos que também visam reduzir impactos não desejados no meio ambiente.

Programa de Biodiversidade

Esse programa permite a difusão do conhecimento com colaboradores, com a sociedade como um todo e

O Cerrado é o segundo maior bioma do território brasileiro e está interligado a outros 5 biomas nacionais como uma área de transição. A ameaça a este habitat resultou na formação de pequenos fragmentos da flora original, as quais se encontram as margens da área industrial em expansão.

A necessidade de conservação do cerrado é urgente, o berço das águas depende da manutenção e recuperação dos remanescentes que funcionam como corredores ecológicos mantendo a fauna residente e migratória, contribuindo dessa forma com a preservação da biodiversidade local.

O programa iniciou seguindo quatro etapas: pesquisa histórica sobre a fauna, levantamento técnico das espécies da flora, estudos para definição de estratégias de recuperação do processo erosivo, construção do viveiro próprio com capacidade para 10 mil mudas.
Com técnicas da engenharia ambiental alinhadas a técnicas da engenharia civil, a área ganhou forma e atualmente cultiva espécies como o pequizeiro, angico, quaresmeira-do-cerrado e ipê-do-cerrado;

Além do resgate a biodiversidade o programa tem como objetivo recuperar um processo erosivo e preservar as nascentes existentes em uma área de preservação as quais contribuem com a manutenção do Rio Caldas.

O programa conta com o envolvimento de funcionários e da comunidade que contribuem, através da adoção de mudas, com a ampliação do alcance do programa a outras áreas de fragmentos de cerrado dentro do estado de Goiás promovendo harmonia e integração da vegetação nativa da região com homem que nela habita.